1- A radiação solar incide sobre a superfície das placas ou módulos solares.
2- As placas ou módulos transformam a luz do sol em energia (CC) denominada corrente continua e são levadas através de cabos específicos (CC) e entregues ao inversor, conversor ou transformador, o qual transforma essa energia CC em energia (AC) corrente alternada, compatível com sua rede elétrica.
3- A energia gerada ligada ao seu quadro elétrico atende a todos os seus eletrodomésticos eliminando os custos com a fatura de energia.
4- A energia produzida será consumida automaticamente quando seus eletrodomésticos estiverem ligados, e o excedente será injetado na rede da concessionária e ficará como crédito para serem usados à noite ou em dias chuvosos.
5- O seu novo medidor homologado pela concessionária (Bidirecional) tem a função de marcar o excedente da geração injetado na rede e também o que você usou da concessionária e no fim do mês subtrai-se os valores.
6- Se a geração for maior que o consumo, são gerados créditos que poderão ser usados em um período de 60 meses.
7- Se a geração for menor que o consumo será cobrado a diferença pela concessionária local.
8- Os créditos são regulamentados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) que podem variar de acordo com sua região ou classe de consumo.
São utilizados nas indústrias, comércios e residências, requer permissão e homologação junto a concessionária, sendo este conectado à rede elétrica.
São utilizados nas áreas remotas onde não há disponibilidade de rede elétrica, pois a energia produzida é armazenada em bancos de baterias estacionárias.
São sistemas específicos para bombeamento solar sem uso de baterias e sem rede elétrica, usados para irrigação na agropecuária, agricultura, filtragem de água para piscinas e rebaixamento de lençol freático.
São sistemas que trabalham em paralelo com a rede elétrica, não injeta energia na rede elétrica e não precisa de permissão nem homologação na concessionária.